Bem vindos ao blog Seu conhecimento faz a diferença.

Este blog é uma criação dos graduados do 6° semestre de Administração da Fundação Escola de
Sociologia e Política de São Paulo e tem por objetivo promover um espaço aberto para divulgação
e discussão de temas ligados à Gestão de Pessoas.

Navegue,comente e divulgue.

Seu acesso e participação neste blog faz toda a diferença!



domingo, 14 de novembro de 2010

Liderança pelo Exemplo




O verdadeiro líder é aquele que motiva a sua equipe não antes por campanhas ou por palavras vazias; mas antes e, sobretudo, pelo exemplo.
Liderar é se por a frente do grupo, fazendo e mostrando a forma correta de como fazer e como se comportar diante dos assuntos relacionados à empresa, diante dos colegas de trabalho e diante da sociedade, com respeito e responsabilidade.
Somente o exemplo faz com que a figura do líder seja reconhecida e respeitada pelo grupo.


O texto a seguir é do Professor Marins e trata da questão da liderança pelo exemplo:

“...É através do exemplo e das pequenas atitudes e comportamentos que emitimos no dia-a-dia que passamos a visão e os valores de nossa empresa aos nosso funcionários. Não adiantam campanhas, faixas, cartazes, panfletos se não houver o exemplo da liderança, principalmente nas pequenas coisas.                                                                                                                                            
...Enquanto os dirigentes e "líderes" não tiverem consciência de que se não derem o exemplo de atendimento, qualidade, comprometimento, atenção aos detalhes, follow up, educação, cortesia, limpeza, respeito, etc., nada disso ocorrerá na empresa, estaremos vivendo a mentira dos quadrinhos e das faixas de exortação. Continuaremos ouvindo a telefonista repetir, com aquela voz mecânica que nossa ligação é a coisa mais importante para a empresa e continuaremos a receber o tratamento frio, descortês, descomprometido e sem os resultados que esperamos, como clientes”.


Acesse o link e leia o artigo na íntegra:

 Eliane Vitória

5 comentários:

Cesar disse...

O título já diz tudo! O post está excelente e acho que esta questão da liderança deveria ser mais abordada nas empresas, pois pela própria experiência observamos como a conduta dos chefes refletem na motivação dos funcionários.

sebossauro disse...

Infelizmente são muito poucas as pessoas que tem este preparo para “ liderar “.
O que encontramos diariamente são líderes que não estão preocupados nem com
a empresa e muito menos com seus subordinados, o interesse dos mesmos no cargo
é apenas mandar, podem perder até os salários, desde que possam continuar mandando,
é o que importa !
O verdadeiro líder através da humildade, educação e exemplo ganha o respeito de todos e passa a ser seguido, cumprindo com eficiência o seu papel que é o de manter o bom trabalho de sua equipe.

Francisco Arlindo Alves disse...

Elaine, muito correta a maneira como você introduziu o tema, fez a referência e colocou o link. Parabéns!

Francisco Arlindo Alves disse...

Elaine, apenas um detalhe. Coloque o título no campo do título (title). Assim o google "enxerga" melhor seu texto.abç

Nadia AV disse...

Concordo. Mesmo assim, ainda acredito que é possível a melhora do ambiente organizacional através da integração entre pessoas, ou seja, aquelas mais participativas e ousadas com os "líderes quadrados", isso se os dirigentes estiverem dispostos à melhorar as relações interpessoais e com isso até eficiencia das atividades no trabalho.
Entretanto, o que vejo na maioria das pequenas empresas, principalmente, é a busca pela excelencia nos serviços através da autoridade dos dirigentes; o famoso: "manda quem pode e obedece quem tem juizo".
Fala-se tanto em criatividade, ambiente moderno, busca de inovação através de novas idéias, etc. Sendo que na realidade os fatos são outros, muitas pessoas motivadas ao iniciarem nas empresas, perdem essa motivação assim que a propaganda enganosa e a realidade entram em choque...
É o marketing empresarial para captação dos melhores recursos humanos contra a "quadrada visão" dos dirigentes que se dizem líderes; muitas empresas estão perdendo espaço no mercado corporativo por causa dessa "visão quadrada" para dirigir pessoas e serviços.

Nadia Alves