Bem vindos ao blog Seu conhecimento faz a diferença.

Este blog é uma criação dos graduados do 6° semestre de Administração da Fundação Escola de
Sociologia e Política de São Paulo e tem por objetivo promover um espaço aberto para divulgação
e discussão de temas ligados à Gestão de Pessoas.

Navegue,comente e divulgue.

Seu acesso e participação neste blog faz toda a diferença!



sábado, 30 de outubro de 2010

Ética nas Organizações Modernas



Introdução

Ética é um diferencial em meio à globalização e competitividade extrema que atinge todos os setores. Sua transparência é uma força que agrega valor as ações da empresa, o seu sucesso, visando à satisfação total do cliente interno e externo, o aumento da motivação e dos lucros.
O seu papel está além do ambiente organizacional, atingindo o pessoal, social, familiar e sua conscientização abrange toda a sociedade, por exemplo, o comportamento refletirá valores éticos que em situações de trabalho, podem ou não ser prejudicial à imagem pessoal, ao crescimento profissional ou a imagem da empresa.
O que é ética?
Ética se refere à teoria ou estudos sistemáticos sobre a prática moral. Dessa forma ela analisa e crítica os fundamentos e princípios que orientam ou justificam determinados sistemas e conjunto de valores morais. É, em outras palavras, a ciência da conduta, a teoria do comportamento moral dos homens em sociedade.
Segundo Marilena Chauí é “a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de uma vida justa, bela e feliz, que estamos destinados por natureza." Traduzindo: o processo consciente ou intuitivo que nos ajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto. É a predisposição habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem.
Ser ético, portanto, é buscar sempre o bem, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza.
Também abrange toda reflexão que fazemos sobre o nosso agir e sobre o sentido ou missão de nossa vida, bem como sobre os valores e princípios que inspiram e orientam nossa conduta, buscando a verdade, a prática de virtudes e a felicidade.
Não devemos confundir ética com moral. A ética não cria a moral nem estabelece seus princípios, normas ou regras. Ela já encontra, numa dada sociedade ou grupo, a realidade moral vigente e parte dessa realidade para entender suas origens, a sua essência, as condições objetivas e subjetivas dos atos morais e os critérios ou parâmetros que justificam os juízos e os princípios que regem as mudanças e sucessão de diferentes sistemas morais (Pedro de Souza Filho).
Leia mais: http://www.guiarh.com.br/pp56.htm
Segue abaixo um excelente teste para avaliar a ética no ambiente de trabalho e um ótimo site: http://www.eticaempresarial.com.br/

Livros sobre ètica:


4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, o blog está maravilhoso, os assuntos foram bem abordados, em particular adorei a parte de ética. Parabéns mesmo!! Tudo de bom pra vocês!! Diogo Faro- Gerente de RH da Kawazaki Motores do Brasil.

Anônimo disse...

Parabéns, o blog está maravilhoso, os assuntos foram bem abordados, em particular adorei a parte de ética. Parabéns mesmo!! Tudo de bom pra vocês!! Diogo Faro- Gerente de RH da Kawazaki Motores do Brasil.

Rodolpho disse...

Show de bola, consegui até um emprego após a leitura e utilização do assunto na entrevista. VALEU PESSOAS, continuem assim ajudando o próximo!!!!

Maira Araújo disse...

Parabens pelo Blog!!! achei muito interessante e completo!!!